O que é Codependência


 

DEFINIÇÃO DE CODEPENDÊNCIA:

 

Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e/ou psicológica de uma substância (como álcool ou outras drogas ilícitas) ou com um comportamento problemático e destrutivo (como jogo patológico ou um transtorno de personalidade).

É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando este comportamento.

 

Codependente é uma pessoa que tem deixado comportamentos de outras afetá-la, sem enxergar a possibilidade de sair daquela relacao, sendo por vezes obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa por diversas razoes, acreditando que o outro nao consegue redigir a vida sem a sua ajuda.

 

O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente, sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos do outro, mesmo que este seja excessivamente controlador, perfeccionista e autoritário. É comum que o codependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias. É comum que desenvolvam duplo vínculo. É comum aos codependentes desenvolverem sintomas relacionados ao estresse como dor de cabeça, gastrite, depressão e transtornos de ansiedade.


 

JULGAMENTOS E ERROS SOBRE A CODEPENDÊNCIA:

 

Codependência é uma doença mental?

Codependência não é uma doença mental e não a desenvolvemos como se fosse uma doença. Codependência é um padrão de comportamentos que aprendemos para nos proteger da sensação de estar fora de controle.

 

Codependência só ocorre com as mulheres?

Tanto os homens quanto as mulheres podem ser codependentes. Há uma crença de que apenas as mulheres estão sujeitas a sacrificar seu próprio bem-estar emocional para confortar os outros. No entanto, apesar da aparência forte dos homens, eles também podem se tornar codependentes.

 

Apenas pessoas frágeis tornam-se codependente?

Todo tipo de pessoa pode ser codependente, independente de seu intelecto, nível social ou força pessoal.

 

Codependência só ocorre em pessoas que se relacionam com dependentes químicos?

Pode ocorrer em pessoas que lidam com dependentes químicos, compulsivos (jogos, alimento, sexo), pessoas que possui algum tipo de deficiência mental ou física, Narcisistas, entre tantas outras. Assistentes sociais, terapeutas, enfermeiros e outras profissionais que lidam com pessoas são propensos a desenvolver comportamentos codependentes.

 

Ao mesmo tempo que a codependência causa sofrimento ela também pode ser fonte de auto-estima distorcida e fazer parte da identidade:

Muitas vezes, pensamos que somos a melhor pessoa do mundo porque agradamos aos outros e não a nós mesmos”.

Interrompemos nossas atividades para atender ao chamado alheio. Fazemos sempre mais do que os outros nos pedem, e, habilidosamente, antecipamos seus desejos e abrimos mão dos nossos com extrema facilidade. Depois, ficamos chateados quando os outros não fazem o mesmo por nós!

 

 

ALGUNS PADRÕES E COMPORTAMENTOS CODEPENDENTES:

 

- PADRÕES DE NEGAÇÃO;

  • Dificuldades em identificar sentimentos;
  • Minimizar, mudar ou negar sentimentos;
  • Dedicação em ajudar ou mudar outras pessoas;

 

 

- PADRÕES DE BAIXA AUTO ESTIMA;

  • Dificuldades em tomar decisões;
  • Não se achar suficientemente bom no que faz;
  • Vergonha em receber elogios, reconhecimento ou/e presentes;
  • Dificuldade em pedir ajuda;

 

- PADRÕES DE CONTROLE;

  • Acredita que o outro é incapaz de viver sem a sua ajuda;
  • Ressentir quando recusam sua oferta de ajuda;
  • Usar o sexo para obter aprovação e aceitação;
  • Necessidade de se sentir excessivo na vida do outro;
     

- PADRÕES DE CONFORMIDADE;

  • Comprometer integridade e valores para evitar rejeição ou raiva dos outros;
  • Empatia excessiva;
  • Manter lealdade em situações penosas por muito tempo;
  • Priorizar a vontade dos outros;

 

- PADRÕES DE EVITAÇÃO;

  • Busca manter se ocupado o tempo todo, com qualquer coisa (trabalho, filmes e séries, cuidar dos outros) etc;
  • Desenvolve sintomas de ansiedade, quando procura estar o tempo inteiro pensando ou se preocupando com algo ou alguém;
  • Sente dificuldades em lidar com rotina ou momentos tranquilos;
  • Sempre nega observações dos outros sobre seu estado, como; "Você precisa descansar!" "Você parece triste!" "Você está comendo mal!"

 

 

 

 

Copyright © 2010 Co-Dependents Anonymous, Inc. and its licensors – All Rights Reserved.

 

Estes conteúdos e materiais não podem ser reimpressos sem o consentimento prévio e por escrito de Co-Dependents Anonymous, Inc. Este documento pode ser reimpresso do nosso website para uso de membros da Irmandade de CoDA

Selos
  • Site Seguro

Codependentes Anonimos - CNPJ: 08.315.403/0001-31 © Todos os direitos reservados. 2023