PROGRAMAÇÃO DE CoDA

12 Passos de CoDA

Os 12 Passos de Co-dependentes Anônimos
 
 
1º. PASSO: Admitimos que éramos impotentes perante os outros, que nossas vidas haviam se tornado ingovernáveis.
 
2º. PASSO: Viemos a acreditar que um PODER SUPERIOR a nós mesmos, poderia nos devolver a sanidade.
 
3º. PASSO: Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de DEUS, como nós O concebíamos.
 
4º. PASSO: Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
 
5º. PASSO: Admitimos perante DEUS, perante nós mesmos, e perante outro ser humano a natureza exata de nossas falhas.
 
6º. PASSO: Prontificamo-nos inteiramente para deixar que DEUS removesse todos estes defeitos de caráter.
 
7º. PASSO: Humildemente pedimos a DEUS para que removesse nossas imperfeições.
 
8º. PASSO: Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
 
9º. PASSO: Fizemos as reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
 
10º. PASSO: Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
 
11º. PASSO: Procuramos através da PRECE e da MEDITAÇÃO, melhorar nosso contato consciente com DEUS, na forma em que nós concebíamos a DEUS, rogando apenas o CONHECIMENTO da Sua vontade com relação a nós e força para realizarmos essa vontade.
 
12º. PASSO: Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem para outro co-dependente e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
 
Os Doze Passos são reimpressos e adaptados com permissão de Alcoholics Anonymous World Services, Inc." Copyright © 2010 Co-Dependents Anonymous, Inc. and its licensors – All Rights Reserved.

 

Estes conteúdos e materiais não podem ser reimpressos sem o consentimento prévio e por escrito de Co-Dependents Anonymous, Inc. Este documento pode ser reimpresso do nosso website para uso de membros da Irmandade de CoDA


 

 

12 PROMESSAS DE CoDA
As 12 Promessas de Codependentes Anônimos 
 
 
1º. PROMESSA: Reconheço que não estou só e que meus sentimentos de vazio e solidão vão desaparecer.
 
2º. PROMESSA:Não sou controlado (a) por meus medos.  Eu supero meus medos e ajo com coragem, integridade e dignidade.
 
3º. PROMESSA: Experimento uma nova liberdade.
 
4º. PROMESSA: Liberto-me da preocupação, da culpa e da lamentação quanto ao meu passado e ao presente.  Eu me mantenho o suficientemente atento (a) para não repetir. 
 
5º. PROMESSA: Experimento um novo amor e uma nova aceitação por mim mesmo (a) e pelos demais.  Eu me sinto genuinamente merecedor (a) de ser amado (a).
 
6º. PROMESSA: Aprendo a me ver igualmente aos demais.  E minhas novas e renovadas relações são baseadas na igualdade de ambas as partes.
 
7º. PROMESSA: Sou capaz de desenvolver e manter relações saudáveis e amorosas. A necessidade de controlar e manipular os outros desaparecerá na medida em que eu aprenda a confiar nas pessoas dignas de confiança.
 
8º. PROMESSA: Aprendo que é possível recuperar-me e converter-me numa pessoa mais amorosa, mais íntima e capaz de oferecer apoio apropriado.  Eu tenho a escolha de comunicar-me com minha família de uma maneira segura para mim e respeitosa para eles.
 
9º. PROMESSA: Reconheço que eu sou uma criação única e preciosa.
 
10º. PROMESSA: Não dependo unicamente dos demais para poder me sentir valioso (a).
 
11º. PROMESSA: Tenho a confiança de que meu Poder Superior me guia.  E venho a acreditar em minhas próprias capacidades.
 
12º. PROMESSA: Experimento gradualmente em minha vida SERENIDADE, FORÇA INTERIOR e CRESCIMENTO ESPIRITUAL. 
 
As Doze Promessas são reimpressas e adaptadas com permissão de Alcoholics Anonymous World Services, Inc." Copyright © 2010 Co-Dependents Anonymous, Inc. and its licensors – All Rights Reserved.

 

Estes conteúdos e materiais não podem ser reimpressos sem o consentimento prévio e por escrito de Co-Dependents Anonymous, Inc. Este documento pode ser reimpresso do nosso website para uso de membros da Irmandade de CoDA

 

 

12 TRADIÇÕES DE CoDA
As 12 tradições de Codependentes Anônimos
 
 
1ª. TRADIÇÃO: Nosso bem-estar comum deveria vir sempre em primeiro lugar; a recuperação pessoal depende da unidade de CoDA.
 
2ª. TRADIÇÃO: Para nosso propósito de grupo, existe apenas uma autoridade — um Deus amoroso que pode se expressar na nossa consciência coletiva. Nossos líderes são apenas servidores de confiança, não governam.
 
3ª. TRADIÇÃO: O único requisito para ser membro de CoDA é o desejo de ter relacionamentos saudáveis e amorosos.
 
4ª. TRADIÇÃO: Cada grupo deveria manter-se autônomo, exceto em assuntos que afetem outros grupos, ou o CoDA como um todo.
 
5ª. TRADIÇÃO: Cada grupo tem apenas um único propósito primordial — levar a mensagem ao codependente que ainda sofre.
 
6ª. TRADIÇÃO: Um grupo de CoDA jamais deveria endossar, financiar ou emprestar o nome de CoDA a nenhuma sociedade relacionada ou empreendimento de fora, para evitar que problemas de dinheiro, propriedade ou prestígio nos desviem do nosso propósito primordial.
 
7ª. TRADIÇÃO: Todo grupo de CoDA deve ser totalmente autossustentável, recusando contribuições de fora.
 
8ª. TRADIÇÃO: CoDependentes Anônimos deveria manter-se sempre não profissional, mas nossos centros de serviço podem contratar trabalhadores especializados.
 
9ª. TRADIÇÃO: CoDA, como tal, nunca deveria organizar-se; mas podemos criar quadros de serviço ou comitês diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços.
 
10ª. TRADIÇÃO: CoDA não opina sobre questões alheias; portanto o nome de CoDA jamais deverá aparecer em controvérsias públicas.
 
11ª. TRADIÇÃO: Nossa política de relações públicas baseia-se na atração, não em promoção; precisamos manter sempre o anonimato pessoal na imprensa, rádio e em filmes, na televisão e em todas as outras formas públicas de comunicação.
 
12ª. TRADIÇÃO: O anonimato é a base espiritual de todas as nossas Tradições, lembrando- nos sempre de colocar princípios acima das personalidades.
 
 
As Doze Tradições são reimpressas e adaptadas com permissão de Alcoholics Anonymous World Services, Inc." Copyright © 2010 Co-Dependents Anonymous, Inc. and its licensors – All Rights Reserved.

 

Estes conteúdos e materiais não podem ser reimpressos sem o consentimento prévio e por escrito de Co-Dependents Anonymous, Inc. Este documento pode ser reimpresso do nosso website para uso de membros da Irmandade de CoDA

 

12 CONCEITOS DE SERVIÇO

Os  12 Conceitos de Serviço de Codependentes Anônimos

 

1º. CONCEITO: Os membros da Irmandade de Co-Dependentes Anônimos, ao cumprirem a vontade de um Poder Superior amoroso, progridem em sua recuperação individual, trabalham para assegurar a continuidade de seus grupos e seu programa, e levam a mensagem aos co-dependentes que ainda sofrem. Podem também coletivamente autorizar e estabelecer Juntas de Serviço ou Comitês e delegar autoridade a servidores de confiança para realizarem determinadas tarefas. 

2º. CONCEITO: A Irmandade de CoDA tem a responsabilidade de determinar, através da consciência de grupo, o trabalho a ser realizado, e a melhor maneira de executá-lo. Esta autoridade é expressa através de nossa consciência de grupo. Autoridade implica em responsabilidade; desta forma, os grupos de CoDA pontualmente providenciam fundos adequados e suporte para as tarefas de serviço que autorizam. 

3º. CONCEITO: Decisões sobre serviços na Irmandade e em todos os assuntos de CoDA se realizam através da consciência de grupo, nosso processo de tomada de decisões. Para que este processo espiritual e democrático funcione, cada membro do grupo é encorajado a participar, considerar todos os fatos e opções a respeito do assunto, ouvir respeitosamente todas as opiniões expressadas, refletir e meditar para conhecer a vontade de um amoroso Poder Superior. Finalmente, deliberamos honesta e respeitosamente para determinar o plano de ação mais apropriado. Unanimidade no grupo é o resultado desejado; o voto da maioria é a consciência de grupo. 

4º. CONCEITO: Todos aqueles que se oferecem voluntariamente para prestar serviço para o CoDA, atuando em Comitês, Juntas ou Associações são servidores de confiança, não figuras de autoridade. Idealmente, um servidor de confiança se oferece voluntariamente a partir de um desejo de obedecer a vontade de seu Poder Superior, por gratidão às bênçãos que tenha recebido de CoDA, por um desejo de crescer na sua habilidade de criar e manter relacionamentos saudáveis, e para se doar ao CoDA na medida de suas possibilidades. A Irmandade reconhece a necessidade de selecionar as pessoas melhor qualificadas e dispostas a prestar serviço como servidores de confiança. Às vezes, os servidores de confiança podem contratar pessoas de fora da Irmandade para tarefas comerciais. 

5º. CONCEITO: Servidores de confiança são diretamente responsáveis perante aqueles a quem servem e seus limites estão definidos pelo processo de tomada de decisões da consciência de grupo e preservam estas decisões nos serviços que prestam. A Irmandade também reconhece a necessidade e o direito dos membros de respeitarem sua própria experiência, força, esperança e a vontade de seu Poder Superior como se expressa para eles. Quando a consciência de grupo contraria a verdade individual de um membro e torna sua participação impossível, esta pessoa pode renunciar à sua posição no serviço. 

6º. CONCEITO: A Irmandade garante aos servidores de confiança o direito e a autoridade de tomarem livremente decisões proporcionais às suas responsabilidades, e o direito de participar nas decisões da consciência de grupo que possam interferir em seu trabalho. A cada membro de CoDA está também garantido o direito de respeitosamente discordar durante o processo de tomada de decisões através da consciência de grupo. Um membro pode livremente e com segurança expressar qualquer queixa desde que nenhuma pessoa em particular ou grupo seja inesperadamente apontado como o sujeito da queixa. Os membros são encorajados a respeitar sua própria integridade assim como a integridade dos outros. 

7º. CONCEITO: Servidores de confiança praticam os Doze Passos e Doze Tradições em seu trabalho e em todos os seus assuntos. Servidores de Confiança não buscam poder, prestígio, riqueza, status ou aplauso; não governam, não manipulam ou tentam controlar os outros; e não promovem uma agenda pessoal, provocam controvérsia, ou fomentam assuntos de fora às custas de CoDA. Desde que assuntos a respeito de autoridade, vontade, dinheiro, propriedade e prestígio podem surgir na prestação de serviços, os servidores de confiança são estimulados a praticar a sobriedade emocional, incluindo anonimato, humildade, tolerância, gratidão, fazendo reparações e perdoando. 

8º. CONCEITO: A Conferência Nacional de Serviços de CoDA, através de seu processo de tomada de decisões de consciência de grupo, orienta a Irmandade ao tomar decisões a respeito de normas e seguindo os Doze Passos e Doze Tradições. A Conferência, ainda que fornecendo orientações, não tem nenhuma autoridade sobre a tomada de decisões dos grupos individuais. A consciência de grupo é nosso processo de tomada de decisões. Falhas ao honrar este processo pode violar a Tradição Um e Quatro e uma sanção pode ser imposta. O castigo mais severo que a Conferência pode impor a um indivíduo ou grupo é de não mais reconhecê-lo como membro de CoDA; esta sanção pode ser imposta apenas àqueles que constantemente violam os Doze Passos e as Doze Tradições, como determinado pelas orientações aceitas pela Conferência. 

9º. CONCEITO: Tradicionalmente, a Conferência Nacional de Serviços atribui responsabilidades a Comitês de Serviço compostos de Delegados Estaduais e outros voluntários de CoDA ou as dividem por Juntas ou Associações. Todos são diretamente responsáveis perante a Conferência. O objetivo do trabalho que o Comitê executa é determinado pela consciência de grupo da Conferência. A pessoa que dirige cada Comitê assume a responsabilidade de garantir que a tarefa determinada para este Comitê seja concluída pontualmente. 

10º. CONCEITO: Quando a Conferência Nacional de Serviços está em sessão, a Junta de Curadores de CoDA é diretamente responsável pela Conferência. Quando não se encontra em sessão, a Conferência designa sua autoridade na tomada de decisões a respeito de assuntos materiais aos Curadores. A Junta de Curadores está autorizada a monitorar o trabalho dos Comitês de Serviço indicados pela Conferência e podem oferecer ajuda ou orientações quando necessário. Os Curadores atuam como Junta de Diretores de CoDA Inc., a Associação sem fins comerciais designada para o controle e custódia de todo o numerário e propriedade colocado sob sua guarda para a Irmandade e é responsável pela administração prudente de suas finanças. 

11º. CONCEITO: Os poderes da Conferência Nacional de Serviço derivam da elevada autoridade da consciência de grupo, nosso processo de tomada de decisões. A legislação do Arizona confere à Junta de Curadores seus direitos e responsabilidades legais, para agir em nome da Irmandade em determinadas situações. Os Artigos e Regulamentos de Incorporação são documentos legais que detalham estes direitos e responsabilidades da Junta. 

12º. CONCEITO: A Irmandade se empenha em praticar e encorajar princípios espirituais em todos os assuntos materiais, financeiros e de negócios, incluindo honestidade, igualdade e respeito pelos direitos individuais. Cada membro em CoDA tem voz e é encorajado a usá-la. Cada membro tem o direito de saber o que está acontecendo dentro de nossa organização. Para honrar este direito, e no espírito de unidade de CoDA, nossa Organização Nacional publica e distribui as decisões de grupo, tais como atas de nossas Juntas de Serviço e propostas de nossas Conferências Nacionais, de forma mais abrangente e pontual possível.

 

Copyright © 2010 Co-Dependents Anonymous, Inc. and its licensors – All Rights Reserved.

 

Estes conteúdos e materiais não podem ser reimpressos sem o consentimento prévio e por escrito de Co-Dependents Anonymous, Inc. Este documento pode ser reimpresso do nosso website para uso de membros da Irmandade de CoDA

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Codependentes Anônimos - CNPJ: 08.315.403/0001-31 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail