Divulgação para profissionais
Ao entrar em contato com profissionais que frequentemente identificam codependentes entre seus pacientes, compartilhamos informações sobre a mensagem de recuperação do CoDA e seu papel potencial como suporte para codependentes. Informações sobre o programa CoDA em si, incluindo listas de reuniões locais e sites do CoDA, são recursos que os profissionais podem repassar a seus pacientes, caso eles desejem.
Quem são os profissionais que você pode querer alcançar?
Além de profissionais de saúde e saúde mental, outros grupos podem incluir serviços para vítimas, abrigos para mulheres ou adolescentes, centros de tratamento, grupos de defesa, asilos, terapeuta familiar, e aqueles que trabalham em casas de recuperação. Você saberá o que está ativo em sua área.
A seguir, algumas maneiras pelas quais os grupos CoDA podem levar a mensagem aos profissionais:
1. Correspondências de divulgação profissional
Um grupo, Intergrupo ou Consciência coletiva, pode criar uma lista de profissionais locais e entrar em contato com eles. Alguns grupos de CoDA criaram listas de materiais para incluir nessas nessa apresentação, com a espiritualidade de manter a 12ª Tradição do CoDA.
2. Participação em eventos ou conferências informativas sobre saúde mental
Isso pode incluir montar um estande com voluntários do CoDA. O estande deve exibir literatura do CoDA para leitura, incluindo alguns panfletos que as pessoas podem levar consigo, bem como listas de reuniões atualizadas. Cartazes que ilustram alguns princípios e objetivos do CoDA ou perguntas podem ser usados para atrair aqueles que quiserem saber mais.
Os membros de CoDA também podem ter a oportunidade de apresentar uma breve palestra sobre o CoDA em alguns eventos. Eles sempre podem falar com profissionais individualmente, compartilhando suas próprias experiências de recuperação e o suporte que pode ser encontrado no CoDA, além de convidá-los para uma reunião aberta do CoDA, caso pareçam interessados. Os membros também podem visitar estandes ou mesas com profissionais e fornecer a eles um pacote de materiais, incluindo os dois panfletos escritos especificamente para eles – "Informações para Profissionais" e "Seu Primeiro Encontro" (disponíveis EM BREVE!).
Ao escolher um evento, considere cuidadosamente as Doze Tradições, procure ler novamente antes de realizar o encontro. Perguntas específicas para discutir como um grupo incluem:
Eventos e materiais
Ao considerar a literatura de CoDA para exibição, leve em conta o seguinte:
3. Outros Comitês CoDA e apoio regional
O Comitê de Informação ao Público, pode ser contatado para orientação sobre o envio de materiais para organizações como centros de reabilitação. Para consultas a este comitê, envie um e-mail para ip@codabrasil.org.br . Além disso, o boletim informativo de IP pode ser encontrado neste site.
Alguns grupos gostam de contatar os profissionais pessoalmente. Alguns fornecem aos recém-chegados que foram indicados por um profissional panfletos como "Informações para Profissionais" e "Seu Primeiro Encontro" para entregar aos profissionais que os indicaram.
Se você estiver participando de um evento que inclua profissionais em nome de um grupo de CoDA, Intergrupo ou Consciência Coletiva, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para contato@codabrasil.org.br para descobrir se recursos adicionais podem estar disponíveis.
Alguns grupos gostam de contatar os profissionais pessoalmente. Alguns fornecem aos recém-chegados que foram indicados por um profissional folhetos como "Informações para Profissionais" e "Sua Primeira Reunião" para entregar aos profissionais que os indicaram.
Outros fornecem materiais de CoDA para seus próprios médicos ou outros profissionais com quem se sentem confortáveis. Ainda, alguns pesquisam profissionais locais em sua área e fornecem pacotes que normalmente seriam enviados a eles, além de um número de contato, caso o profissional queira saber mais.
Alguns consultórios médicos e outros estabelecimentos fornecem um suporte com folhetos a seus clientes. Quando os membros entram em contato com diversos consultórios profissionais, podem perguntar se as informações do CoDA podem ser deixadas lá também, para profissionais e clientes.
4. Mais informações e sugestões para profissionais
Observe que há diretrizes sobre quem facilita uma reunião de CoDA; as reuniões de CoDA nunca podem ser lideradas por um conselheiro ou terapeuta que não seja membro do CoDA. Se um conselheiro ou aluno deseja participar de uma reunião de CoDA, mas não se identifica como codependente, ele deve garantir que participa apenas de uma reunião aberta. Além disso, recomenda-se que conselheiros ou alunos entrem em contato com a pessoa responsável pelo grupo, para que os membros possam decidir em conjunto sobre a presença do observador antes da reunião. Alguns profissionais participam de uma reunião CoDA aberta, mas não se identificam como alunos ou profissionais.
Um programa de recuperação para pessoas que sofrem de Codependencia Emocional onde, o único requisito para ser membro é o desejo de desenvolver relacionamentos saudáveis e amorosos com nós mesmos e com os outros.