CoDA Brasil
CoDependêntes Anônimos

Estamos te esperando, você não está mais sozinho!


Quem Somos?

CoDependentes Anônimos (CoDA) é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se reúnem para resolver seus problemas comuns e individuais de codependência.

Nós nos reunimos para compartilhar nossas experiências, forças e esperança e para nos apoiar durante nossa jornada de auto-conhecimento e de aprendizado do amor próprio. A prática diária do programa permite que cada um de nós fique íntegro com relação as suas histórias pessoais e aos seus próprios comportamentos codependentes.


Princípios e Objetivos

Nós confiamos nos Doze Passos e nas Doze Tradições adaptados de AA para obter o conhecimento e a sabedoria. Estes são os princípios de nosso programa e os guias para o desenvolvimento de relações honestas e satisfatórias conosco mesmos e com os demais. Em CoDA cada um aprende a construir uma ponte em direção a um Poder Superior de sua própria compreensão e permite aos outros o mesmo privilégio.

Este processo de renovação é um presente de recuperação para nós. Praticando ativamente o programa de CoDA – Codependentes Anônimos podemos perceber uma nova alegria, uma nova aceitação e serenidade em nossa vida.

História do CoDA no Brasil

O CoDA (Co-Dependentes Anônimos), no Brasil, foi aberto por iniciativa de um grupo de pessoas que frequentavam outras duas irmandades (Al-Anon e Nar-Anon) em 6 de dezembro de 1997 na Rua João Moura, 425 - Pinheiros - São Paulo.

Há registro, no site americano, com número BR01, de um grupo em Porto Alegre desde 1996. Foram feitas algumas tentativas em épocas diferentes de contato, por telefone e por carta, e não se obteve resposta. Portanto, até hoje não sabemos se esse grupo ainda funciona. Por conta disso, o Grupo Pinheirinho, só por hoje, é considerado o primeiro grupo de CoDA em funcionamento no Brasil e foi através dele que nasceram os demais grupos.

Hoje, após quase 20 anos de crescimento e maturidade, o CoDA no Brasil se tornou uma entidade jurídica, com CNPJ, site e conta bancária em nome da Irmandade, tendo uma Junta de Serviços Gerais à qual compete exercer, em nível nacional, a proteção e zelo dos Princípios, Programa, Tradições e bens materiais da irmandade de Co-Dependentes Anônimos.

Portanto, Co-Dependentes Anônimos no Brasil, hoje já é uma realidade que nasceu do sonho de recuperação de um grupo de pessoas que tinham um propósito comum: "Aprender a desenvolver relacionamentos saudáveis."

Podemos te Ajudar?