O que é codependência?

Definição de CoDependência:

Alguém sofre de Codependência quando passou a colocar outra pessoa como sendo o centro da sua vida, o que resulta na perda de foco da responsabilidade e do cuidado com a própria vida e na inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis consigo mesmo e com os outros.

Nos relacionamentos co-dependentes não existem individualidades bem definidas, comunicação honesta e franca, expressão aberta dos sentimentos e pensamentos, expectativas realistas, discussão direta dos problemas, confiança nos outros e em si mesmo.

Em algum momento da vida, aprendemos sobre codependência. Ouvimos falar dela em conversa com um amigo ou um terapeuta. Ouvimos sobre ela no noticiário. Muitos de nós nos perguntamos se também não somos codependentes.

Codependência é um transtorno mental que deteriora nossa alma. Afeta nossa vida pessoal, familiar, amigos, parentes, nossos negócios, carreiras, nossa saúde e o nosso crescimento espiritual. Ela nos enfraquece, nos coloca diante do risco da violência psicológica, sexual, moral, econômica e física e, se não for tratada, fará com que sejamos mais destrutivos conosco do que com os outros. Gradualmente, ela se mostra avassaladora, podendo arruinar todas as áreas da vida, inclusive a saúde e é potencialmente letal. Por causa de tudo isto, muitos de nós chegam ao ponto em que têm de olhar para além de si em busca de ajuda.

Quando participamos da primeira reunião dos CoDependentes Anônimos, muitos de nós encontramos uma fonte de ajuda. Cada um de nós vem de um lugar diferente. Alguns recomendados por familiares ou amigos. Alguns de nós viemos ao CoDA quando nossos médicos, psiquiatras ou terapeutas acharam que era necessário. Muitos de nós chegamos ao CoDA depois de passar por tratamento para codependência ou outras adicções.

Ao chegarmos, por crise ou curiosidade, aprendemos sobre as características da codependência em nossa primeira reunião. Essas características nos ajudam a determinar que padrões de comportamento não saudáveis predominam em nossa vida. Vivemos nos extremos em vez de no equilíbrio? Como nós, nossos filhos, companheiros e amigos sofrem por causa de nosso comportamento? Nosso comportamento de codependente interrompe, deteriora ou destrói nossos relacionamentos?

Se a resposta a essas perguntas íntimas nos faz admitir que “sou codependente e preciso de ajuda”, já estamos começando a trilhar o caminho da recuperação.

Podemos te Ajudar?